quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CREATE DROP TABLE


Boa Noite Senhoooores,

               Hoje irei falar sobre o CREATE TABLE e o DROP TABLE. Você pode criar ou deletar uma tabela dando alguns clicks no Object Explorer ou optar por fazer um pequeno script SQL. Independente de sua escolha saber a sintaxe desses comandos é uma obrigação!

DROP TABLE exemplo            --Deletar uma tabela

CREATE TABLE exemplo (        --Criar uma tabela
      Coluna1           INT
)

               Para deletar uma tabela não tem muita conversa é o comando e pronto. Ele serve tanto para as tabelas materializadas como para as temporárias. Pode-se(e eu recomendo) que sempre se utilize do nome completo da tabela colocando o nome do DATABASE e do SCHEMA.

               Já com o CREATE TABLE a conversa é bem mais complicada. Existem várias possíveis definições onde se pode especificar ate mesmo a capacidade do nó folha da estrutura de armazenamento da tabela. Aqui eu irei comentar apenas o básico.

Quando declaramos uma tabela definimos também as suas colunas. Além do tipo de dado da coluna pode-se especificar se ela aceita valores NULL, o seu valor DEFAULT e o seu incremento.

CREATE TABLE exemplo ( 
      ColunaNaoNula     INT   NOT NULL
,     ColunaComDefault  INT   DEFAULT(0)
,     ColunaIncremento  INT   IDENTITY(1,1)
,     ColunaEx1         INT   NOT NULL DEFAULT(0)
)

As seguintes regras devem ser respeitadas:

NULL: Por padrão as colunas são definidas aceitando NULL. Para mudar isso coloque NOT NULL após a declaração do seu tipo de dado. Uma vez que a coluna é definida como NOT NULL essa regra será validada em qualquer inserção ou alteração de registro e se a informação que se deseja salvar for nula o SQL Server não irá aceitar.

DEFAULT: A coluna somente assumirá esse valor default se na sua inserção/atualização essa coluna não for informada. Caso seja informado valor nulo, será salvo o valor nulo.

IDENTITY: Só pode existir uma única coluna na tabela com essa propriedade. Não pode ter o seu valor informado em um INSERT ou um DELETE pois quem vai controlar seu valor é a própria tabela  e ele não pode ser combinado com nenhuma outra propriedade. O primeiro número informa qual será o valor de partida desta contagem ao passo que o segundo informa de quanto em quanto esse número é incrementado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário